Como montar um perfil de Instagram?

Pessoas relaxando postando foto no instagram

Se você quer ganhar seguidores no Instagram, é importante que desenvolva um perfil de qualidades e que acompanhe as tendências. Neste artigo, veremos como montar um perfil da rede social mais usada no mundo  para se tornar uma figura influente no Instagram.

O que é um perfil de Instagram?

Uma plataforma de comunicação instantânea, o Instagram é um dos meios utilizados pelos usuários para expor seus projetos, imagens e vídeos. Para montar um perfil no Instagram, é necessário ter uma conta na plataforma e estar logado. O perfil pode ser composto por fotos, vídeos, histórias, hashtags e diretrizes de publicidade.

Para montar um perfil adequadamente, o usuário deve seguir as diretrizes do Instagram para criar conteúdo que seja atraente, interessante e relevante para os seus seguidores. Isso inclui usar fotos e vídeos de alta qualidade, escrever histórias que promovam a autoconfiança, pesquisar hashtags relevantes e estipular objetivos para a sua marca no Instagram.

Além do perfil, o usuário também pode montar perfis em outras redes sociais, como Twitter e Facebook. Esses perfis são úteis para compartilhar as publicações do perfil principal no Instagram, além de contar outros imprevistos do dia-a-dia.

Condições necessárias para montar um perfil no Instagram

A montagem do perfil deverá seguir algumas regras básicas: as fotos devem ser recentes, relevantes e que reflitam a personalidade do usuário. Além disso, é preciso ter cuidado com o tipo de imagem utilizada – uma imagem melhor cadastrada pode conquistar mais seguidores. Para criar um perfil adequadamente, é importante ter conhecimento sobre os prós e contras de cada tipo de imagem.

Ah! Quase esquecemos… Você sabe o que é Shadowban? É uma punição que o Instagram coloca para perfis que não seguem as leis da palataforma, ou seja, publica spam, conteúdos eróticos ou ofensivos, entre outros. Por isso tenha cuidado.

Criando o perfil: As características principais

1) Selecione o tipo de perfil que você quer criar: um perfil de empresa, um perfil personalizado, ou um mix de ambos.

2) Defina as características do perfil. Por exemplo, se você quer criar um perfil personalizado, escolha uma foto dos seus produtos preferidos e faça uma descrição breve sobre eles. Lembre-se de incluir hashtags relacionadas ao seu negócio.

3) Escolha a grade das imagens do perfil. Você pode usar apenas fotos ou vídeos, mas é importante que os mesmos sejam legais e atraentes para os seus potenciais membros. As imagens também podem ser publicadas em grupos privados ou na timeline do Instagram.

4) Assine o perfil e compartilhe as imagens no Twitter,Facebook, e outros canais sociais.

5) Monte um link na bio poderoso para divulgar seus produtos ou serviços. Lembre-se: O perfil do instagram só permite um link, caso você precise mostrar mais, sugerimos usar um programa de gerenciador de links, como por exemplo o Link Tree.

Que tipo de foto usar para montar o perfil do Instagram?

Para montar um perfil de Instagram de sucesso, é importante escolher uma foto que represente a personalidade do usuário. Por isso, é essencial pensar nos pontos fortes do mesmo e criar um perfil que reflita o estilo da pessoa.

Além disso, é necessário seguir alguns dos principais padrões de imagem para o Instagram: os posts devem ser curtos, coloridos e comuns, e as fotos devem ser tiradas em locais que sejam familiares ou próximos às atividades do usuário.

Por fim, é necessário escolher uma imagem que não seja forte demais para a personalidade do usuário e que mantenha uma pegada jovial. A melhor maneira de se inspirar é conferindo as fotos dos principais influenciadores do Instagram e pesquisando sobre os estilos que eles utilizam.

Interagindo com os seguidores do perfil: As estratégias sugeridas

O primeiro passo é apostar nos conteúdos exclusivos, que talvez sejam as principais ferramentas para atrair seguidores. Aproveite oportunidades de interação com os seguidores para divulgar os próprios produtos e serviços, ofereça dicas de utilização da plataforma, faça vídeos ou fotos inspiradoras sobre temas cruciais às suas atividades ou mesmo sobre a vida em geral.

Outra estratégia, muito usada por uma agência de marketing digital, é promover vários eventos em prol da sua marca. Escreva artigos relacionados ao assunto, ofereça palestras ou seminários especializados, participe de concursos de ideias promocionais e disponibilize seus serviços gratuitamente para os seguidores. Por fim, crie um canal no YouTube para compartilhar conteúdos exclusivos sobre as principais novidades da sua marca.

O objetivo é especializar o conteúdo para que os seguidores tenham um acesso mais personalizado às informações e, consequentemente, aumentarem seus níveis de interação.

Resumindo…

A montagem de um perfil no Instagram é bastante simples. Você precisa começar por se registrar no site e escolher o tipo de conta que deseja usar: por exemplo, uma conta pessoal, um perfil comercial ou um criador de conteúdo. Depois é necessário selecionar as hashtags que deseja usar e definir a sua imagem visual. Por fim, deve-se criar um nome para o seu perfil e publicar regularmente fotos e vídeos que mostrem os produtos, serviços ou ideias que você oferece.

Curtiu essas dicas? Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre como deve ser um perfil do instagram que seja matador. 

Compartilhe esse post