Poços de Caldas intensifica atenção à saúde da mulher e prevenção de doenças em março, com mutirões, novas unidades e capacitações para um atendimento mais eficiente.
Poços de Caldas demonstrou um compromisso notável com a saúde pública em março, implementando uma série de iniciativas que beneficiaram a população em diversas frentes. O foco principal foi a saúde da mulher e a prevenção de doenças, com um olhar atento para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços oferecidos.
Desde mutirões de exames até a inauguração de novas unidades de saúde, a cidade se mobilizou para atender às necessidades dos cidadãos, garantindo uma cobertura mais ampla e especializada. Ações educativas e de capacitação também foram pilares essenciais nesse esforço.
Essa força-tarefa de saúde em Poços de Caldas resultou em avanços significativos, conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Poços de Caldas.
Ações Focadas na Saúde da Mulher e Prevenção
O mês de março começou com a Semana do Autocuidado e Prevenção, dedicada à saúde da mulher, entre os dias 2 e 5. A iniciativa culminou no Dia D, em 7 de março, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CAESMC), onde foram realizados 81 exames preventivos do colo do útero, conhecidos como Papanicolau, por livre demanda.
Ao longo do mês, o CAESMC também promoveu rodas de conversa com gestantes, oferecendo acolhimento, troca de experiências e orientações seguras para uma gravidez mais tranquila e saudável. Essas ações são cruciais para o bem-estar materno-infantil na cidade.
A responsável técnica do Programa Municipal de IST/HIV/Aids, Cilmara Molina, compartilhou as experiências bem-sucedidas de Poços de Caldas em Alfenas, a convite do Movimento Gay de Alfenas (MGA), reforçando o status de referência do município na área. Além disso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com estudantes de Medicina da PUC Minas, realizou palestras em empresas focando na saúde da mulher e na ergonomia no ambiente de trabalho.
Combate à Tuberculose e Urgências
A prevenção de doenças como a tuberculose também esteve em evidência. Em 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, foram promovidas ações educativas em Unidades Básicas de Saúde e na Escola Padrão, na zona sul, em parceria com estudantes de Enfermagem da PUC Minas Campus Poços de Caldas, visando conscientizar a população sobre a doença.
Na área de urgência, o projeto Samuzinho levou orientações valiosas a escolas da zona rural, ensinando crianças e educadores sobre o funcionamento do SAMU, o uso correto do número 192 e noções essenciais de primeiros socorros. Uma reunião entre o SAMU e a Secretaria de Educação também alinhou capacitações conforme a Lei Lucas, que exige treinamento em primeiros socorros nas escolas.
A Atenção Primária à saúde em Poços participou ainda do evento Partage Days, oferecendo orientações de saúde e incentivando o autocuidado, reforçando a importância da prevenção de doenças no dia a dia.
Expansão e Qualificação da Rede de Atendimento
O Mutirão da Saúde da Mulher, que ocorreu em todo o país nos dias 21 e 22 de março, segue em Poços de Caldas com atendimentos até o início de abril. A iniciativa oferece exames importantes como ultrassonografias e tomografias na Santa Casa, ampliando o acesso a diagnósticos precoces.
Em um movimento de solidariedade e eficiência, o município passou a atender, temporariamente, pacientes da microrregional de Pouso Alegre para radioterapia pelo SUS, demonstrando a qualidade da rede local. Essa logística foi cuidadosamente planejada para garantir que a assistência continue com a mesma excelência para todos.
A qualificação profissional também foi prioridade. Entre os dias 23 e 27 de março, Poços de Caldas sediou o Curso de Capacitação GMAU, Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências, promovido pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU), fortalecendo a linha de frente do atendimento de emergência.
As equipes de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde receberam reconhecimento estadual por um trabalho desenvolvido na UBS Vilas Unidas, que será apresentado no evento Conexão Minas Saúde, em abril, destacando a inovação e o impacto positivo na comunidade.
Na infraestrutura, foi inaugurada a nova unidade do PSF Dom Bosco, com uma estrutura mais moderna e adequada. O PSF Santo André passará por mudança de endereço, com reabertura prevista para 6 de abril. Novas unidades serão entregues nos bairros Country Club, Campos Elísios e Tiradentes, expandindo o alcance da saúde em Poços.
Campanha de Vacinação Contra a Influenza
Encerrando o mês, a Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início em 30 de março. O município recebeu 4.610 doses nesta primeira remessa, destinadas inicialmente a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A imunização está disponível nas 21 salas de vacina do município e é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias graves, internações e óbitos, reforçando o compromisso de Poços de Caldas com a saúde preventiva.
O secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, destacou: “Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e próximo da população, garantindo qualidade e resolutividade nos serviços de saúde.” O secretário adjunto de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta, complementou: “Seguimos trabalhando com planejamento e responsabilidade para ampliar o acesso aos serviços da rede municipal, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e próximo da população.”